O tradicional chá indiano que conquistou o ocidente

O masala chai é uma bebida indiana que tem como base o chá preto (Camellia sinensis), misturado a leite , especiarias e ervas aromáticas. A palavra masala pode ser interpretada como “qualquer uma das várias misturas de especiarias moídas em uma pasta ou pó, na culinária indiana”.

Portanto, na Índia antiga, masala chai não era o termo usado costumeiramente para designar a bebida (com leite) que conhecemos atualmente, e muito menos preparada da forma com a qual preparamos. Vamos saber um pouquinho sobre as lendas que cercam essa bebida incrível?

Masala Chai
Masala chai sendo infusionado – foto: Ayaneshu-Bhardwaj

Chá preto, especiarias e leite são os ingredientes do masala chai consumido hoje em dia

Como surgiu o masala chai?

Na Índia antiga, chai não era o termo usado para designar o chá que conhecemos hoje, mas qualquer coisa que tivesse ervas e pudesse ser infusionada.

Um conto diz que o masala chai foi criado por acidente enquanto um monge, (provavelmente o próprio Gautama Buda) a caminho da China, consumiu algumas folhas silvestres e se sentiu rejuvenescido.

Outro conto dá o crédito a um antigo rei , que criou a infusão para permanecer alerta durante longas horas. Há ainda, uma terceira lenda que uma infusão contendo a erva Sanjeevani Booti, reanimou Lakshmana do estado de coma, deu origem ao primeiro chai.

Quando e onde o leite foi adicionado ao chá?

A primeira interação do masala chai original com leite foi realizada por viajantes e comerciantes indianos que tinham fácil acesso a especiarias e leite de boa qualidade. As especiarias eram adicionadas para dar mais sabor ao leite e consumido após o café da manhã (próximo das 11h).

Com o crescimento do comércio, invasões e colonização, o masala chai logo se tornou a bebida favorita dos trabalhadores para sustentar um dia repleto de trabalho pesado.

Já em 1833, uma grande mudança na forma de consumo aconteceu, quando os britânicos perderam seu mercado de chá na China e tiveram que olhar para a Índia; transformando masala chai em uma bebida elitista, com os ingleses introduzindo o conceito de chá da tarde com o Darjeeling.

Masala Chai – a bebida nacional da Índia e as “folhas que sobravam”

Tendo todo o chá premium (o melhor da produção) explorado pelos colonizadores britânicos, as “folhas que sobravam” eram a base do que se tornou a bebida nacional da Índia. A ideia do masala chai que conhecemos hoje, no entanto, surgiu após a independência do país em 1947, quando houve a necessidade fazer algo com as sobras de chá. Especialistas locais no preparo do chá, notaram que o sabor da infusão apresentava grande melhora quando combinado com especiarias, água e um pouco de leite. A reinvenção de uma bebida local para o uso do chá que restava internamente e a distribuição de amostras grátis por todo o país, impulsionou o consumo do masala chai, que se tornou a bebida favorita dos hindus.

 —————————————————

Amarata Masala Chai – uma receita especial para você

Especialista e apaixonada por chás, Eloína Telho a Chazeira, esteve na Índia e trouxe consigo direto da fonte o masala chai no coração e durante o lançamento do Curso Online Introdução ao Mundo dos Chás pela Infusorina, colaborou com uma receita especial e exclusiva.

Disponibilizamos ela aqui, para você!

O Amarata Masala Chai mudará todo e qualquer conceito do chai consumido comercialmente, dos industrializados e muito adocicados disponíveis no mercado comum, ao preparo manual e histórico de uma bebida que traz consigo fatores tão especiais.

Por que Amarata?

“Dizem que a amizade é o amor que nunca morre. E Acácia remete a imortalidade. Em hindi, imortalidade é amarata …”
Eloína Telho

Acácia é o nome da nossa especialista, Renata Acácia, que ministrou o curso. Renata e Eloína são amigas com muito chá para contar.

Fonte história: swarajyamag.com
Receita: instagram.com/chazeira

Amarata Masala Chai

Blend – receita de Eloína Telho @chazeira
Servings 100 xícaras

Ingredients
  

  • 180 g chá preto Amaya
  • 45 g nibs de cacau
  • 40 g canela em pau (quebradinha ou moída)
  • 9 g anis estrelado
  • 4 g cravo
  • 9 g cardamomo
  • 10 g pimenta rosa

Instructions
 

Criando o blend

  •  Guarde o chá à parte
  • Misture as especiarias no moedor elétrico e vá pulsando aos poucos até atingir a granulometria desejada. (Se não tiver moedor elétrico, soque em um pilão até quebrar as especiarias. Elas precisam ser machucadas para que liberem óleos essenciais.)
  • Em um pote escuro e hermético, misture o chá que estava separado às especiarias quebradinhas. Se quiser, para decorar, coloque uma ou outra especiaria inteira pelo meio.
  • Deixar a mistura chá + especiarias no pote hermético, sem mexer, por sete dias, para estabilizar o aroma. Após esse tempo, seu masala chai está pronto para consumo. Lembre-se de manter a mistura sempre guardada em pote hermético, longe de luz e calor. Isso garantirá que os aromas e sabores durem por mais tempo.

Modo de preparo (para uma boa xícara)

  • Deixar a mistura chá + especiarias no pote hermético, sem mexer, por sete dias, para estabilizar o aroma. Após esse tempo, seu masala chai está pronto para consumo. Lembre-se de manter a mistura sempre guardada em pote hermético, longe de luz e calor. Isso garantirá que os aromas e sabores durem por mais tempo.
  • Levar ao fogo a mistura incorporada ao leite e deixar ferver. Quando alcançar o ponto de fervura, desligar e, tampado, deixar descansar por 5 minutos 
  • Coar e servir!

Truques de look

  • Antes de começar a preparar o chá, faça uma redução de açúcar mascavo na panela. A seguir, siga os passos acima. Na Índia, o chai tem açúcar, assim mesmo. Uma opção pra se divertir! 
  • Para perfumar ainda mais a casa, colocar uma folha de laranjeira na mistura durante a fervura.
  • Depois de pronto, colocar na prensa francesa e apertar e soltar o êmbolo algumas vezes. Vai criar uma espuminha deliciosa, perfeita para te levar às nuvens!  Você também pode usar um mini mixer na caneca levemente inclinada, como os baristas fazem, para o mesmo resultado.