SERIA O SAQUINHO DE CHÁ UMA CRIAÇÃO MODERNA?

Toda a praticidade que o chá de saquinho também chamado de chá de sachê, oferece, parece uma praticidade valorizada pelos tempos atuais, uma exigência do século 21, mas a verdade é que encontrar o chá, Camellia sinensis dentro do saquinho é uma realidade que chegou no mercado há mais de 100 anos!

Ainda que por acidente, a oportunidade foi aproveitada e uma vez consolidada, está presente em nossas vidas e na grande maioria das xícaras de consumidores de chá do mundo inteiro.

QUEM CRIOU O CHÁ DE SAQUINHO ?

Há um certo debate sobre quem inventou o primeiro sachê de chá. Uma das lendas mais populares conta que o importador de chá americano Thomas Sullivan enviou amostras de um de seus produtos em bolsinhas de seda no ano de 1908. Foi quando alguns de seus clientes os colocaram diretamente na água quente e reclamaram pois a infusão não havia ficado boa.

Thomas, então, percebeu uma oportunidade e alterou o material do saquinho para a gaze, que favoreceu a infusão das folhas de chá, tornando a bebida muito melhor e criando um novo produto final.

O “SUPORTE PARA FOLHAS DE CHÁ”

Eis que 7 anos antes, Roberta C. Lawson e Mary Molaren registraram a patente de um “suporte para folhas de chá” que também se parecia muito com o que usamos atualmente. No pedido da patente elas descreveram: “Por esse meio, apenas a quantidade de folhas de chá suficiente para uma única xícara de chá”.

E detalharam que o suporte precisaria segurar as folhas para que não ficassem boiando na borda da xícara mas que não segurasse de forma muito “comprimida”, para que a água pudesse circular entre elas e realizar uma infusão perfeita de Camellia sinensis.

A FÁBRICA DE CHÁS LIPTON E O CHÁ DE SAQUINHO

Curiosamente a Lipton, que é a maior empresa de chá do mundo e que existe há mais de 125 anos, reivindica crédito pela ideia de imprimir instruções de preparo nas embalagens comercializadas.  E, embora a marca tenha feito alguns ajustes ao longo dos anos, seu saquinho de chá básico permaneceu o mesmo por seis décadas. Até mesmo a quantidade de chá por sachê pouco foi alterada.

Sachês de chá da empresa Lipton entre os anos de 1920 e 1951| imagem: Unilever
Sachês de chá da empresa Lipton entre os anos de 1920 e 1951| imagem: Unilever

A REVOLUÇÃO DOS CHÁS DE SACHÊ

Algumas marcas tentaram revolucionar o chá de saquinho. A empresa Keurig, por exemplo, criou cápsulas de chá para suas máquinas próprias, as K-Cup, eliminando assim, o tempo de espera da infusão. No entanto, a simplicidade e praticidade do chá de saquinho, aparentemente permanece intacta. Como cita John Harney, da Harney & Sons:

“Tudo o que um saquinho de chá precisa para ser elevado à perfeição é água furiosamente fervente e cinco minutos de infusão – nem mais, nem menos.”