O chá gelado
Existem algumas maneiras de preparar seu iced tea e até mesmo um chá em “temperatura ambiente”, seja em infusão direta ao sol, chamado de sun tea, infusionar na água quente e inserir gelo, ou cold brew, infusionando diretamente na água fria e refrigerando na sequência. Não há certo ou errado, o que vale é testar e chegar em uma preferência pessoal!
Como preparar o chá gelado com o método cold brew
É mais simples do que se imagina:
Escolha seu chá preferido e use a proporção de 4g para 220ml de água, já fria e na sequência coloque diretamente na geladeira pelo período de 7h a 12h – veja abaixo as indicações (lembrando de vedar o recipiente para evitar outros aromas invasivos no chá).
Ao final do tempo, basta coar e servir.
Um tempo para cada família de chá
Cada chá tem suas características próprias, abaixo indicamos alguns formatos para que você possa testar e chegar em seu ideal.
Chás branco, amarelo, verde e wulong: de 7h a 10h de infusão;
Chás preto e escuro: de 8h a 12h de infusão.
A diferença entre chá gelado e quente
No cold brew, extração a frio, teremos uma bebida mais leve, eliminando grande parte da natural adstringência presente na extração a quente. A mesma mantém e a depender do chá, pode inclusive potencializar.
O amargor – esperado no chá, é bem vindo na quantidade ideal.
“A Extração Fria, utilizada tanto para chás como cafés, consegue retirar das folhas secas do chá os seus aromas, suas propriedades e reduz a adstringência e amargor provocado por alguns polifenóis (antioxidantes presentes no chá) e pela cafeína, que são liberados mais rapidamente em contato com a água quente.”
Yuri Hayashi, Escola de Chá Embahú
A história por trás do famoso ice tea
O iced tea ou ice tea (ambas formas são amplamente aceitas) traduzido livremente como chá gelado, surgiu há muito tempo nos Estados Unidos durante o século XIX e, diferente do que estamos acostumados, uma bebida preparada com chá preto, descobrimos que as primeiras receitas neste formato eram ponches de chá verde gelado com álcool.
Mas o que fez os EUA tornarem-se especiais neste segmento, com 85% do consumo do país em ice tea, foi a presença de Richard Blechynden durante a St. Louis World’s Fair (conhecida como a grande feira mundial de todas as coisas) no ano de 1904, na cidade de Saint Louis.
Richard, comissário do chá da Índia e diretor do pavilhão da Índia Oriental tinha a intenção de apresentar o chá indiano como uma opção de mercado frente aos chás chineses. Para tal, a maneira escolhida foi a degustação da bebida de forma tradicional.
E assim nasce o chá gelado
Mas, aquele verão estava excepcionalmente quente e isso significava que os frequentadores da feira estavam procurando se refrescar. Quer maneira melhor do que uma bebida de qualidade gelada? Gelo nela!
10 de junho, National Iced Tea Day
Outro fato que contribuiu para o elevado consumo do iced tea nos EUA foi a proibição de bebidas alcoólicas, durante os anos de 1920 a 1933, impulsionando assim, a popularidade do chá gelado enquanto os americanos procuravam alternativas para beber cerveja, vinho e bebidas destiladas, levando o país a ter uma data comemorativa, dia 10 de junho: o dia do chá gelado!
Marque a Infusorina em seus preparos de chá gelado no instagram!
Fonte: National Today