Muito se espera do Chá. A verdade é que a Camellia sinensis tem suas particularidades e neste post, a Infusorina apresenta uma delas: a catequina.
O que é a catequina?
A catequina é um fitonutriente de subclasse dos polifenóis, os famosos flavonóides.
Estudos demonstram que as mesmas estão presentes no metabolismo da Camellia sinensis, atuando como fonte de defesa. Em resumo: as catequinas são fonte de saúde para a plantinha do chá e, de quebra, está biodisponível em nossas xícaras, que temos a honra de sorver desta bebida milenar e cheia de amor para dar.
Veja abaixo o grupo de catequinas presentes na Camellia sinensis:
O que fazem as catequinas?
As mesmas estão presentes em até 8% nas folhas secas do chá (pré infusão), que podem variar conforme o cultivo e o processamento que essas plantas receberam. Se formos comparar entre os chás mais conhecidos e consumidos no Brasil: o chá verde e o chá preto teremos, como regra geral, a presença das catequinas em maior parte no chá verde, ao contrário do que muitos pensam (a exemplo do chá preto), pois o chá preto passa em seu processo por um alto nível de oxidação, enquanto o chá verde, não, ou seja, as catequinas permanecem praticamente intactas em suas folhas.
Sendo assim, as catequinas se concentram aproximadamente da seguinte forma: são 30% dos polifenóis de um chá verde e 11% dos polifenóis de um chá preto (xíc.).
Sua participação em uma xícara não necessariamente será despontada através da temperatura da água, e sim, pela qualidade (cultivo, processamento, conservação e etc) do chá escolhido. Mas, de qualquer forma, o chá verde lidera a fonte de catequina. ♥
Pois bem, aqui está: além de proteger a planta, elas são as maiores responsáveis pelo poder anticâncer do chá, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares (junto com os taninos), além de colaborar com a nossa pele, combatendo o envelhecimento.
São substâncias 100% mais eficazes que a vitamina C e 25% mais eficazes que a vitamina E.
UM ALERTA!
Cada organismo responde de uma forma no que diz respeito ao chá (e demais infusões). Se sua intenção com o consumo da Camellia sinensis for medicinal, consulte um profissional da área de saúde.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Catequina | Tea History, Terroirs and Varieties book.