1 – Certifique-se que de que seu chá é…CHÁ

Mas como assim? Lembre-se que em regiões com tradição na cultura do chá, apenas a bebida derivada do Camellia sinensis é considerada como tal.

Na Infusorina, sempre que falarmos de chá, estaremos usando esta denominação.

Como no Brasil, a classificação do chá envolve todo tipo de infusão, confirme se é Camellia sinensis.

Camellia sinensis a planta do chá
Camellia sinensis, a planta do chá

2 – Compreenda os diferentes tipos de chás

É importante se familiarizar com os diferentes tipos de chá antes de fazer a escolha final. Informe-se sobre as principais características das 6 famílias de chá: branco, amarelo, verde, oolong, preto e escuro.

3 – As aparências nem sempre enganam

Se for um chá especial (folhas inteiras), observe o aspecto das folhas, tamanho, formato, cor.

Já no chá comum, os diversos tipos de acondicionamento dificultam a avaliação visual. Portanto a dica de ouro é se informar sobre a procedência e demais características.

Não compare o incomparável e seja feliz! Cada chá é único.

4 – Deixe o aroma te guiar

Feche os olhos e inspire fundo o aroma das folhas. Sabendo as características daquele chá, é provável que você já saiba o aroma que irá encontrar. É possível, e delicioso, atentar-se a este item.

5 – Verifique a procedência

Informe-se, muitos fatores influenciam o resultado final de seu chá, desde a origem, produtor, local, colheita, processamento…


Observe a validade, conheça a marca. Investimentos conscientes acontecem de ponta a ponta, desde quem fornece a quem compra.

6 – observe como o chá é armazenado

Fatores como temperatura, exposição ao sol, entre outros, podem afetar, e muito, as folhas de chá. Portanto, cheque se o estabelecimento em que está adquirindo o produto, apresenta as condições ideais.

Saiba mais sobre o mundo do chá!

Siga a Infusorina no Instagram e aprenda tudo sobre os mais diversos chás!