Vale lembrar que quando estamos falando de chá aqui na Infusorina, estamos falando da nossa amada Camellia sinensis, a planta do chá! E por isso, falaremos da reinfusão, ou seja, do ato de reinfusionar todos os chás provenientes dela.
É sabido que, coloquialmente, a palavra “chá” é frequentemente usada para se referir a todas as ervas, flores, especiarias e até mesmo frutas desidratadas que são colocadas em imersão na água quente. Mas tecnicamente, o chá é o processamento que se dá às folhas da Camellia sinensis.
Sabendo disso, esse artigo vem mostrar para você como preparar várias infusões de forma descomplicada, usando o mesmo chá pelo menos de 2 a 3 vezes sequenciais!
POSSO USAR QUALQUER CHÁ?
Você pode preparar quase qualquer chá de folhas soltas pelo menos duas vezes, desde que eles façam parte das famílias do chá: chá branco, chá amarelo, chá verde, chá oolong, chá preto ou chá escuro, combinado? Muitas infusões botânicas, também chamadas de tisanas não suportam mais do que uma infusão.
A IMPORTÂNCIA DE REINFUSIONAR SEU CHÁ
O ato de reinfusionar seu chá, não somente é uma excelente maneira de aproveitar o chá de qualidade que você investiu, mas também de possibilitar que o mesmo ofereça tudo o que é capaz, em sabores, aromas e benefícios (sejam eles para o corpo ou para o coração ♥).
Veja mais algumas vantagens:
- maior (e melhor) aproveitamento de seu investimento, chás de folhas inteiras tem um valor superior aos chás de saquinho;
- experimentar sabores diferentes a cada nova infusão;
- se você está em busca de benefícios, a cada nova infusão você continuará extraindo os componentes presentes no chá;
- honrar a capacidade que o chá traz consigo.
PREPARO DE CHÁ OCIDENTAL X ORIENTAL
Você sabia que realizar várias infusões com o mesmo chá é um princípio básico no preparo chinês do tipo gong fu? Nele, se concentra no sabor do chá como finalidade das infusões.
A PRIMEIRA INFUSÃO DO CHÁ
É importante saber que quando você prepara seu chá pela primeira vez, as folhas e brotos levarão o primeiro “susto”, e muito embora o chá resulte sensacional, as folhas estavam secas e “frias”. Ofertar uma “segunda chance” é possibilitar uma experiência além, para o chá e para você! Isso porque diferente da primeira vez, na segunda, as folhas e brotos já estão aquecidos e, se for o caso, minimamente desenroladas… Surpreendentemente o chá continuará liberando sabor e aroma.
QUANTAS VEZES EU POSSO REFAZER MEU CHÁ?
A quantidade de vezes que você poderá usar as mesmas folhas dependerá de muitos fatores – quanto tempo durou a primeira infusão, o tipo de chá que você está escolheu, qual a forma que você está preparando…
A sugestão é: infusão por um tempo menor com temperatura mais alta. Por ex.: se você preparou um chá preto a 80ºC por 3minutos na 1ª infusão, teste agora a 85ºC/90ºC por 40segundos ou 1minuto.
Devo lembrar que tudo vai depender das experiências que você realizará, testes e mais testes.
QUAIS OS MELHORES CHÁS PARA FAZER REINFUSÃO?
Embora você possa realizar com todo e qualquer chá da Camellia sinensis, como mencionamos acima, existem alguns chás que rendem mais depois de várias infusões do que outros.
Como regra geral, os chás preto, verde, oolong e pu-erh (chá escuro) são perfeitos para realizar várias infusões.
FAÇA CHÁ E SEJA FELIZ
Se eu pudesse dar uma última dica, seria: prepare seu chá em quantidades pequenas. Assim você poderá perceber mais infusões, ao fazer uma quantidade maior, poderá não conseguir consumir a quantidade oferecida.
COMO REAPROVEITAR O CHÁ?
Por algum motivo não deu mais para continuar as reinfusões? Não tem problema!
Faça um COLD BREW TEA. Nesse post AQUI a gente te ensina tudinho, tudinho.
♥
_____________