O chá é uma maneira perfeita de começar qualquer manhã e, dependendo da preferência, o vinho é ótimo no jantar ou para uma noite relaxante com as melhores companhias.
Mas e se você pudesse combinar os dois? Afinal, vinho e chá têm muito mais em comum do que você imagina!
Sua nova tendência favorita: infusão de vinho com chá
É importante destacar que estamos falando de duas bebidas especiais, com origem geográfica, terroir e tantos outros atributos.
Afinal de contas, cada uva ou folha de chá da Camellia sinensis, é influenciada por suas condições de cultivo como solo, precipitação, clima, colheita e claro, pela produção e processamento. Em seguida, ambos são cuidadosamente fermentados no caso das uvas e oxidados no caso dos chás, para criar um liquor delicioso e único!
Tanto o chá quanto o vinho, possuem complexidades sutis e muitas notas de sabor e aroma.
Saborear uma xícara de chá, por exemplo, é muito parecido com saborear uma taça de vinho – você respira, bebe com o máximo de ar que puder, passeia pela boca para deixar os sabores se expressarem, engole e espera as notas persistentes residuais em sua língua.
Juntos, eles tem o poder de criar uma (até então pouco conhecida) harmonia perfeita.
Chá e álcool, um curioso caso de relacionamento
Com tantas semelhanças entre as notas de sabor e aroma, não nos surpreende que mixologistas e chefs tenham criado infusões de chá e vinho depois de anos combinando o próprio chá com álcool em tantos drinks como por exemplo, o Gin Tônica & Tea ou o tão conhecido licor com infusão de chá que se tornou tão popular que a maioria das lojas de bebidas internacionais tenha garrafas de vários sabores.
Por exemplo, uma receita comum é embeber quatro sachês de chá no licor de sua escolha por um período entre quatro e oito horas.
Agora, o chá está se tornando mais comum nas vinícolas, enquanto os vinicultores estão experimentando misturas de vinho e chá para engarrafamento.
Veja esta edição do CHANDON Spritz Garden Tea um espumante resultado do método cold brew, com um blend Earl Grey que neste caso, levou a mistura de 3 chás pretos: Darjeeling, Assam e Ceilão, todos folhas inteiras.
Ou então, esse vinho com um chai em sua mistura.
Combinações de infusão de vinho e chá
Pense sutilmente. Assim como harmonizar queijo ou chocolate com vinho, a ideia não é sobrecarregar nenhum dos dois, mas sim trazer à tona os sabores ocultos em ambas as bebidas.
A intenção é que os sabores se complementem mas, que não se sobreponham.
Você pode encontrar vinho com infusão de chá (e chá inspirado em vinho!)
O vinho com chá é perfeito para apreciadores de vinho que amam chá e vice-versa.
Aqui uma dica preciosa é usar chás de qualidade, selecionados, evitando aqueles de origem desconhecida e qualidade inferior que que tenham sabores mais pesados e defeitos.
As melhores combinações de vinho e chá vêm dos chás de folhas soltas e inteiras.
- Oolong é o mais versátil dos chás para harmonização com vinho! Essa família tem uma profundidade de sabor que pode combinar com o mais rico dos tintos ou com o mais leve dos brancos.
- O chá verde por sua vez, combina bem com vinhos brancos.
- A família de chás pretos harmonizam com vinhos tintos ricos e encorpados de sabor maltado e notas de caramelo.
Alguns chás perfeitos para infusionar com vinho tinto
– English Breakfast (blend de chás pretos);
– Keemun (chá preto);
– Shou puerh (chá pós-fermentado);
– Shui Xian (oolong).
Alguns chás perfeitos para infusionar com vinho branco
– Tie Guan Yin (oolong)
– Silver Needle (chá branco)
– Sencha (chá verde)
– First flush Darjeeling (chá preto)
Como fazer em casa
Você precisará de:
– 1 garrafa de 750ml do seu vinho preferido
– 6 a 8 colheres (de 20g a 28g)
– Jarro de vidro com tampa
– Filtro (peneira)
Passo 1)
Na noite anterior coloque as folhas de chá em uma peneira e lave-as rapidamente com água quente, dando um pequeno “susto”, esse processo as ajudará a se abrirem e iniciar o processo de infusão.
Em seguida, adicione as folhas de chá lavadas ao jarro de vidro.
Passo 2)
Despeje a garrafa inteira de vinho na jarra de vidro, sobre as folhas de chá. Mexa levemente e cubra com a tampa.
Passo 3)
Se vinho branco: coloque a jarra diretamente na geladeira para uma extração a frio e deixe de 8 a 12 horas, vai depender da intensidade desejada. No caso de um vinho tinto, deixe-a seguindo os mesmos padrões de tempo mas, nesse caso, em temperatura ambiente.
Passo 4)
Terminado o tempo de infusão escolhido, coe o vinho diretamente na garrafa original ou em outro recipiente, separando totalmente o chá do vinho.
Passo 5)
Observe atentamente todas as alterações de notas resultante da infusão criada.
Aproveite e divirta-se! Ah, e volte aqui para contar o que achou! ♥