Mas todo chá é uma infusão
Nem toda infusão é chá, mas todo chá é uma infusão. Ficou confusa? Neste post a Infusorina explica, de forma prática e simples os motivos pelos quais os chás verdes e os chás pretos, por exemplo, se diferenciam e muito de produtos como “chá de hortelã”, “chá de camomila” entre tantos outros. O motivo disso tem um nome: Camellia sinensis, a planta do chá.
O que é Camellia sinensis?
Chá, em seu modo mais consumido, é a bebida proveniente de uma única planta: a Camellia sinensis. O que diferencia um chá de outro é o processamento aplicado às folhas, resultando em 6 famílias do chá.
– “Mas, Renata, então porque as embalagens e nossa cultura nomeia de Chá, todos os produtos?”
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não diferencia um do outro, e embora tenhamos tido a época de ouro do Chá no Brasil, o mesmo não faz parte de nossa cultura. No entanto, em outras culturas, onde o chá tem forte tradição, essa distinção é bem clara.
As seis famílias do chá
As famílias do chá, ou, categorias, se apresentam nas seguintes formas: branco, amarelo, verde, wulong (ou oolong), preto e escuro. A maneira que os classificamos é assunto para outro post aqui no mundo da Infusorina.
Mas, e o “chá de camomila”?
As demais infusões como: camomila, hortelã, menta, erva-mate, hibisco e etc, por sua vez são denominadas de tisanas ou infusões botânicas (porque estamos no Brasil, né? ♥).
Infusões botânicas ou tisanas
As infusões botânicas são amplamente consumidas e estudadas no âmbito da fitoterapia e aqui reitero: sempre, sempre que houver a intenção de consumir chá ou infusão botânica com finalidade medicinal, busque profissionais na área da saúde, combinado?
Sendo chá ou infusão, o importante é que você viva a experiência.
Um abraço com chá, Rê Acácia ♥.
Material de apoio:
Livro | Tea: History, Terroirs, Varieties