Matcha: tudo o que você precisa saber sobre este chá

O matcha está ganhando cada vez mais espaço no mercado, e por um ótimo motivo! A bebida, além de deliciosa, tem sido fortemente indicada por pessoas que procuram um estilo de vida mais saudável e priorizam o bem-estar! Mas afinal, o que é matcha? 

O que é Matcha?

Matcha é um tipo de chá, no qual tritura-se as folhas mais jovens da Camellia sinensis (a planta do chá), dando origem a um pó verde brilhante. Este então é batido com água quente. 

É um procedimento de preparo totalmente diferente do chá verde comum, onde as folhas são infusionadas em água e depois removidas. A co-autora do Livro do chá Matcha, Louise Cheadle faz a seguinte comparação: “na infusão tradicional do chá verde, você obterá alguns dos nutrientes, mas estará jogando fora a melhor parte,  já no matcha, você beberá folhas de chá inteiras”.

As folhas são cultivadas em arbustos de chá verde mantidos à sombra. Este método permite o aumento da quantidade de clorofila nas folhas, o que as torna verdes brilhantes e cheias de nutrientes. 

As folhas de Camellia sinensis são colhidas à mão e os caules e nervuras são removidos. As folhas são tradicionalmente moídas por pedras de granito em um pó superfino. A moagem é feita no escuro, para proteger os nutrientes, e dura aproximadamente uma hora.

O melhores matchas vem do Japão, onde são cultivados há séculos e fazem parte da tradicional cerimônia do chá japonesa.

Chá matcha

Onde surgiu o matcha?

Ao contrário da crença popular de que a bebida se origina do Japão, ela surgiu durante a Dinastia Song, na China. O Matcha é feito de um chá verde cultivado à sombra, assim como o Gyokuro, que é cuidadosamente cozido no vapor e meticulosamente seco.

Após o processo de cozimento a vapor, as folhas são separadas dos caules. As folhas sozinhas, chamadas tencha, são moídas em um pó chamado matcha. A arte de produzir, preparar e consumir este chá em pó tornou-se um ritual realizado pelos zen-budistas na China. Em 1191, um monge Zen chamado Eisai viajou para o Japão e introduziu o matcha.

Como a popularidade do matcha diminuiu na China durante a Dinastia Ming, ele foi adotado pela cultura japonesa. Matcha acabou se tornando uma parte importante dos rituais nos mosteiros Zen no Japão e foi elevado ao nível de alta cultura e habilidade na Cerimônia do Chá Japonesa.

Quais são os benefícios do chá matcha?

Matcha, como outros chás verdes, contém uma classe de antioxidantes chamados catequinas. É rico em uma catequina chamada EGCG (galato de epigalocatequina), a que se acredita ter efeitos de combate ao câncer no corpo.

Estudos têm relacionado o chá verde a uma variedade de benefícios à saúde, como ajudar a prevenir doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, e até mesmo encorajar a perda de peso. 

No entanto…

…é importante notar que grande parte desta pesquisa não provém de ensaios clínicos que mostram que o chá verde causa um benefício. Em vez disso, é em grande parte de estudos de base populacional, onde os pesquisadores olham para grupos de pessoas que bebem chá verde e comparam seus resultados de saúde com grupos que não o bebem. Estudos mostraram associações entre chá e melhor saúde, mas a causa ainda não foi comprovada. O Matcha é ainda menos estudado do que o chá verde fermentado.

Descobertas interessantes

Ainda assim, houve algumas descobertas interessantes. Um estudo realizado em, 2014 analisou 25 ensaios clínicos por amostragem sobre a ligação entre chá e pressão arterial e relatou que quando as pessoas bebiam chá – especialmente chá verde – por 12 semanas consecutivas, detectava-se uma significativa queda de pressão arterial. Outro estudo, realizado em 2011 indicou que a ingestão de chá verde parecia estar relacionada a níveis mais baixos de colesterol LDL ruim, entretanto mais pesquisas são necessárias. 

Como o matcha é um tipo de chá verde, eles podem compartilhar benefícios semelhantes, mas não provas suficientes para fazer essa afirmação.

Como é o sabor do matcha?

Um matcha de boa qualidade é verde brilhante e suave. Já um inferior será amarelado e granulado ao toque – as folhas mais duras do arbusto do chá (Camellia sinensis). A qualidade das folhas afeta o sabor: um bom matcha não terá nenhum sabor amargo e sim ligeiramente doce.

Como fazer o matcha?

Como fazer matcha

Para a preparação tradicional do chá, siga estas etapas usando uma tigela, batedor de chá (chasen) e colher:

Pré-aqueça a tigela de chá com água fervente e umedeça o  chasen (batedor de chá).

Junte 2 gramas (1/4 colher de chá por 240ml) de matcha e adicione aproximadamente uma xícara de chá de água quente.

Segure a tigela firmemente com uma mão e bata da esquerda para a direita para formar bolhas espumosas. 

Bata bem o Matcha e desfaça os pequenos caroços com a ponta do batedor. Isso garante o sabor ideal e uma textura suave e cremosa.

Segure o batedor no meio da espuma e deixe o líquido dentro do batedor escorrer e, em seguida, remova com cuidado.

Outras formas de consumo do seu chá

Algumas pessoas adicionam o pó a outros líquidos quentes, como leite, para fazer um café com leite verde brilhante. O matcha ainda pode ser pode ser adicionado a outros alimentos, como pães e doces, por sua cor e sabor.

Gostou de saber mais sobre o matcha? Aproveite para ler muito mais sobre o incrível mundo dos chás no Blog da Infusorina e bom matcha!