A empresa familiar de chás, Yamamotoyama

Próximo da região do Vale do Ribeira e seus chazais históricos, está o município de São Miguel Arcanjo, ainda em São Paulo. Lá, encontramos a empresa familiar, Yamamotoyama do Brasil, a Midori Indústria de Chá Ltda, que tem sua administração geral sob a 9ª geração da família e que, recentemente, conta com Nami, a mais jovem CEO da empresa, na 11ª à frente da divisão Yamamotoyama nos EUA.

51 anos de chá no Brasil

A empresa, fundada em 1690 em Tóquio, no Japão, encontrou no Brasil um cenário ideal para o cultivo e produção de seus chás, considerando referências como “solo”, “pluviosidade” e “temperatura”, fundando em Tapiraí, Estado de São Paulo, a empresa Green Tea.

A empresa que até algum tempo atrás mantinha duas sedes, São Miguel Arcanjo/SP e Araucária/PR, se estendia por mais de 200 hectares de área e capacidade de produção aproximada de 500 a 600 toneladas de chá verde ao ano.

yamamotoyama chazal renata acacia midori
Renata Acácia e Yuri Hayashi (ECE) no chazal da Yamamotoyama durante a ROTA DO CHÁ.

A empresa não atua somente no ramo de chás, mas também fornece para o mundo uma vasta experiência em alimentos saudáveis ​​e inovadores.

330 anos de história do chá para o Japão

De acordo com o site da própria empresa (tradução livre):

Antes de Yamamotoyama, apenas as pessoas com maior poder aquisitivo tinham acesso ao chá verde no Japão. Kahei Yamamoto sonhava em tornar o chá verde acessível a todos e aprendeu que as folhas de chá fumegantes permitiam que permanecessem frescas e de cor verde com um umami doce equilibrado que retém suas vitaminas e nutrientes. Este chá, chamado sencha, tornou-se uma sensação e Yamamotoyama tornou-se um nome familiar. A cultura de inovação de Yamamotoyama continuou com Kahei Yamamoto VI e a invenção de gyokuro, o auge do chá verde, em 1835. Somos uma das únicas empresas de chá que cultivam nosso produto, com jardins de chá produzindo chá verde orgânico delicioso de acordo com métodos desenvolvidos ao longo de 330 anos.

Cada geração da família Yamamoto cultivou uma apreciação mundial pelo sabor e pelos benefícios para a saúde do chá verde e das algas marinhas, por isso, a chegada da empresa no Brasil teve que ver com essa busca incessante na pesquisa de condições ideais para a produção de um chá de qualidade.

Chá nacional, do chá branco ao chá verde

Com um setor destinado a importação e comercialização dos chás, a Yamamotoyama do Brasil fornece para o mercado interno e externo chás com vários perfis sensoriais, do chá branco ao chá verde, são produzidos através de folhas de Camellia sinensis cultivadas em fazendas próprias, de cultivar yabukita e processadas pelo método de vaporização, que é o método tradicional no Japão.

Na gama de produtos da empresa encontramos sencha, bancha, bancha torrado, guenmaicha, verde orgânico, bai chá e o famoso shincha, que é um chá produzido utilizando somente das primeiras folhas colhidas no início da safra, com lotes limitados e períodos de comercialização pré definidos.

Chás do tipo japonês no Brasil, um cenário que pensaríamos vivenciar somente em uma viagem até o Japão e que agora sabemos que está muito próximo ao Vale do Ribeira.