O chá da tarde, mais conhecido como chá das 5 no Brasil, é o mais tradicional dos costumes ingleses. É uma tradição relativamente nova.

Embora o costume de beber chá remonte ao terceiro milênio a.C. na China e tenha sido popularizado na Inglaterra durante a década de 1660 pelo rei Carlos II e sua esposa, a infanta portuguesa Catarina de Bragança, foi somente em meados do século 19 que o conceito do “chá das 5” apareceu pela primeira vez.

O chá da tarde foi introduzido na Inglaterra por Anna, a sétima duquesa de Bedford, no ano de 1840.

Anna Russell, a duquesa de Bedford

Anna Russell, duquesa de Bedford

A duquesa costumava ficar com fome por volta das quatro horas da tarde. A refeição da noite em sua casa era servida apenas às oito horas da noite, deixando um longo período de tempo entre o almoço e o jantar.

A Duquesa solicitou, então, que uma bandeja com chá, pão e manteiga e bolo fossem levados para seu quarto no final da tarde.

Isso se tornou um hábito e ela começou a convidar amigos para se juntarem. Essa pausa para o chá se tornou um evento social da moda.

O sucesso na alta sociedade britânica

Durante a década de 1880, as mulheres da classe alta e da alta sociedade vestiam vestidos longos, luvas e chapéus para o chá da tarde, que geralmente era servido na sala de estar entre quatro e cinco horas.

O tradicional chá da tarde consistia em uma seleção de sanduíches saborosos (incluindo, é claro, sanduíches de pepino em fatias finas), scones (bolinhos ingleses adocicados) servidos com creme de leite e compotas.

Outros itens de confeitaria também eram oferecidos. O chá cultivado na Índia ou no Sri Lanka ( Ceilão ), era servido em bules de de prata e delicadas xícaras de porcelana.

O chá das 5 nos dias de hoje

Atualmente, no entanto, em locais mais populares, o chá da tarde é servido apenas com um biscoito ou um pequeno bolo. O chá de saquinho é aceito.

Para experimentar o melhor da tradição do chá da tarde, nada melhor do que uma conhecer os mais tradicionais hotéis de Londres ou ainda pitoresco salão de chá no oeste da Inglaterra.

Chá da tarde em uma sala de chá em Londres

O Devonshire Cream Tea é famoso em todo o mundo e consiste em scones, geleia de morango e o ingrediente vital, o creme coagulado Devon, bem como xícaras de chá doce quente servido em xícaras de porcelana.

Há uma ampla seleção locais em Londres que oferecem a experiência do chá da tarde com excelência. A experiência tradicional pode ser vicenciada em hotéis como o Claridges, o Dorchester, o Ritz e o Savoy. E claro, esse chá é servido com muita classe na icônica loja de departamento Harrods.

Agora que você está pronta para organizar um chá da tarde completo, aproveite para seguir a Infusorina no Instagram!