Preparar o chá para muitas pessoas é um ritual. Selecionar quais serão as folhas ou brotos de Camellia sinensis, quando preparar, como… Não há dúvidas de que o chá se torna um estilo de vida, daqueles bem bons de se ter! E neste post, vou contar 5 dicas para que o chá se torne um hábito no seu dia a dia.

Ritual do chá

Um ritual nada mais é do que um passo a passo que pode ser repetido diariamente ou frequentemente, transformando-se em cotidiano. Além de ser como é o chá: cada ritual é único e pessoal.

Há quem acredite, inclusive, que o simples ato de preparar um chá, sendo esse preparo para consumir sozinha ou compartilhar, faz parte de um elo, consigo mesma e com os demais. É quase como uma jornada para dentro, o que é confortante, afinal de contas estamos, nos dias de hoje, olhando muito e o tempo todo para fora.

O chá tem mesmo essa magia, esse encanto. Ele oferta momentos de silêncio, concentração, meditação e entrega. Então, como trazê-lo para sua rotina diária?

Preparar chá é difícil?

Se você chegou agora, pode até pensar que preparar uma xícara perfeita é meio complicado e até mesmo se convencer de que usar chás de sachês também chamados de chás de saquinho, é mais fácil ou compensador.

Mas, que tal investir em chás de folhas inteiras? Eu garanto que esses chás farão com que o seu ritual se torne mais profundo e até mesmo, mais especial. Vamos às 5 dicas?

O que usar na hora de preparar um chá?

  1. Escolha um método de infusão simples.

Embora existam inúmeros acessórios para o preparo de chá que você possa escolher, já adianto que não precisará nem do mais caro e nem do mais complicado, ok?

Escolha um infusor de chá, um coador/peneira ou um bule simples. Você pode até usar filtros de chá de papel/tecido ou nylon, mas se a intenção for a de adquirir um hábito diário, as 3 primeiras opções serão melhores para criar um relacionamento com o chá, além de não serem descartáveis.

Qual chá escolher para começar?

2. Escola um chá de simples preparo.

Alguns chás podem ser realmente complexos, seja no preparo ou na degustação. Calma, esse momento vai chegar :D. Mas não é o que estamos procurando neste momento.

Para criar um ritual, um hábito, precisamos de chás com fácil preparo. E mesmo assim, cada chá virá com uma recomendação do produtor/fabricante diferente. Por exemplo: via de regra não é indicado preparar um chá verde com água fervente ou muito quente, pois poderá resultar em uma infusão muito amarga.

Vou deixar algumas sugestões aqui embaixo:

  • Chás verdes: sencha japonês

Um dos chás verdes mais conhecidos do mundo, o sencha não é apenas popular, representando mais de 70% da produção total de chá do Japão, como também é uma porta de entrada ao mundo dos chás verdes de folhas inteiras. Refrescante, fácil de preparar e deliciosamente vegetal.

chá verde sencha
Chá verde sencha japonês
  • Chás pretos: assam indiano

O chá preto é sempre uma boa escolha se você ainda não está acostumado com o vegetal do chá verde. E se você gosta de sabores adocicados e florais, os chás pretos indianos são uma verdadeira maravilha!

chá preto assam
chá preto assam
  • Chás oolongs: tie kuan yin

Não há melhor início aos oolongs enrolados do um Tie Kuan Yin.
Este chá vem com muitas de notas de sabor, destacando-se pelas florais e leves e, de quebra, ainda é muito fácil de preparar, rendendo várias infusões, uma seguida da outra.

oolong tie kuan yin
chá oolong tie kuan yin

Como preparar o meu chá?

3. Aprenda o básico sobre infusão

Está tudo bem, você não precisa decorar todas as regras para fazer cada tipo de chá, mas é de suma importância ter em mente como preparar uma xícara de chá básica porém perfeita.

Atente-se para o tipo de chá escolhido e quais são as dicas para o preparo dele, no que se refere ao tempo de infusão, temperatura da água e quantidade de chá x água. Confira aqui algumas dicas extras.

A Camellia sinensis é uma experiência

4. Repita

Sabe a máxima “a prática leva à perfeição”? Bom, esse caso, buscamos apenas que a prática nos leve ao hábito. E aqui cabe aquela regrinha de 1% ao dia. Faça sempre mais e melhor com o chá na sua vida, aos poucos porém, cotidianamente, repetidamente. Dessa forma, o processo que um dia pareceu complicado, se tornará tão simples quanto comer quando se está com fome.

Dica que não pode faltar no preparo do seu chá

5. Tenha um caderno de anotações

Não parece, mas nossos sentidos entram em funcionamento com o simples ato de preparar um chá. Usamos esse momento como conexão e até mesmo como meditação. Construir nossa relação com o chá vai além do preparo muitas vezes distraído, ele poderá ser denso e profundo.

Ele poderá ser construído e estudado. Minha sugestão é que você tenha um caderno do chá e que nele, anote tudo o que puder e sentir vontade ♥. Pode ser um caderno simples ou escolher uma das variadas opções de cadernos prontos para anotar as degustações. As informações podem ser norteadas da seguinte maneira:

  • Tipo do chá: chá preto Assam
  • Marca: Infusorina
  • Ano/safra: 2022
  • Origem: Índia
  • Temperatura: 90ºC
  • Tempo de infusão: 3min
  • Quantidade: 2,5g / 250ml

Você poderá, inclusive, prender nas folhas de seu caderno uma amostra de cada chá antes e depois da infusão, refazer as infusões e anotar como se sente ao passar por elas.

Tenho certeza de que o chá para você também será um caminho sem volta, assim como foi para mim.

Com amor,

Renata Acácia.