Sr. Tomio Makiuchi e o chá no Vale do Ribeira

O contexto atual do Sr. Tomio Makiuchi com o resgate da cultura do chá no Vale do Ribeira teve início em 2017, quando construiu um protótipo do navio Kasato Maru, a primeira embarcação que chegou ao porto de Santos, no Brasil, com imigrantes provenientes do Japão.

Natural de Registro, a capital do chá no Brasil, o Sr. Tomio morou durante 15 anos no Japão e seu protótipo ficou em exposição em algumas escolas da cidade e logo depois no Museu da Imigração Japonesa dentro do complexo K.K.K.K. que logo após seu fechamento, teve a obra doada para o Bunkyo.

Tomio Makiuchi  ROTA DO CHÁ em Registro
Tomio Makiuchi durante a 4ª ROTA DO CHÁ em Registro. Imagem Escola de Chá.

Como grande entusiasta do chá e de todas as questões sociais da região e do mundo, o Sr. Tomio é apaixonado por educação e preocupado com a nova geração. Em sua residência, possui projetos voltados aos ensinos infantil e fundamental como maquetes de geometria, geografia, biologia, ciências, química e física e muitos outros, que inclui, aliás, uma mini fábrica de chá preto com capacidade de produção de 3kg.

Mini fábrica de chá preto

A mini fábrica de chá preto foi construída por suas próprias mãos, com a intenção de incentivar o resgate da cultura na região. Dentro desse trabalho, colaborou diretamente com a abertura da fábrica artesanal do Sítio Shimada, sendo o responsável pela montagem dos maquinários.

Fábrica de chá preto ROTA DO CHÁ em Registro
Fábrica de chá preto durante a 2ª ROTA DO CHÁ em Registro. Imagem Helena Leigue.
Tomio Makiuchi mini fábrica de chá preto, ROTA DO CHÁ em Registro
Tomio Makiuchi na mini fábrica de chá preto, 2ª ROTA DO CHÁ em Registro. Imagem Helena Leigue.

Resgate da cultura do chá brasileiro

Apelidado de Sr. Pardal pela comunidade, se esforça para manter viva a cultura do Chá em Registro e, dentro de toda a história, escreveu em um de seus documentos as 5 virtudes consideradas pelos colonos como base do centenário da imigração japonesa, os quais seriam: 1 esperança, 2 perseverança, 3 trabalho, 4 honestidade e 5 humildade.

Para entender um pouco melhor sobre cada uma delas, solicitamos que Miriam Yamamaru explicasse, as respostas estão abaixo:

1) Esperança: Cada família pode plantar, produzir e ser feliz na comunidade, seja com o chá, junco, palmito, pupunha, apicultura, hortaliças, cafeicultura e etc. 2) Perseverança: Ajudar e Unir as pessoas . 3) Trabalho: Trabalho em mutirão, dá até hoje resultados positivos. Quando as comunidades vizinhas precisam de ajuda, sempre estamos lá. Porque eles também colaboram muito conosco. 4) Honestidade: Trabalhar honestamente, é a maior segurança e garantia que temos. Vergonha é mentir e roubar. 5) Humildade : Pequenos e grandes proprietários , trabalhando juntos , dando ideias, opiniões, ajudando os mais necessitados. Mantendo a cultura e a tradição.

Conheça mais sobre o Sr. Tomio Makiuchi durante a ROTA DO CHÁ, no Vale do Ribeira.