Você sabe o que é kombucha? A bebida fermentada, repleta de probióticos, à base de chá é sucesso com consumidores que buscam um estilo saudável e ganha cada vez mais espaço. A infusorina explica tudo sobre este elixir, que matéria prima a Camellia sinensis.
Kombucha: a bebida milenar à base de Chá que invadiu o mundo
Kombucha é uma bebida de chá fermentado feita pela mistura de bactérias e fermento no chá (geralmente verde ou preto). As bactérias e o fermento digerem o chá adoçado e produzem subprodutos como o ácido acético (bem como outros ácidos saudáveis) no processo.
A mistura de bactérias e fermento é chamada de symbiotic colony of bacteria and yeast (colônia simbiótica de bactérias e fermento – SCOBY para abreviar), e permanece no chá por alguns dias antes que a kombucha esteja pronta. O resultado é um chá terroso, ligeiramente azedo e efervescente.
Kombucha é uma bebida fermentada e adoçada, geralmente feito com chá
preto ou verde. É amplamente classificada como uma bebida funcional, o que significa que é que contém vitaminas, aminoácidos ou outros nutrientes associados a benefícios para a saúde.
O processo de preparação de kombucha pode variar, mas geralmente envolve um procedimento de dupla fermentação (F1 e F2) em que um SCOBY (uma cultura simbiótica em forma de panqueca de bactérias e fermento) é colocado em uma mistura de chá adoçado e deixado para fermentar em temperatura ambiente por 1-3 semanas, e em seguida, engarrafado por 1-2 semanas para conter o CO2 liberado e estimular a carbonatação.
De lá, a kombucha engarrafada é colocado em um ambiente refrigerado para desacelerar os processos de carbonatação e fermentação. O resultado é um chá terroso, ligeiramente azedo e efervescente.
Como a kombucha surgiu?
Assim como a maioria das histórias que cercam o mundo dos chás, há diversas teorias…
Uma das histórias de origem do Kombuchá mais aceitas, remonta há milhares de anos à Dinastia Qin (221 aC) na China. Diz-se que o imperador Qin Shi Huangdi foi o primeiro a fazer e beber Kombucha.
Como sabemos que a fermentação e o chá eram populares na China, é bem provável que isso tenha começado por lá. Considerando que a Medicina Tradicional Chinesa, que tem mais de 5.000 anos (!), Encontra uso para quase todas as plantas na natureza, não seria surpreendente se eles já utilizassem a kombuchá . Os chineses são famosos por sua busca por elixires de longevidade.
Kombucha: nasceu na China ou Japão?
Entre diversas teorias e lendas, há uma outra também muito aceita de que verdadeira origem do nome “Kombu-cha” pode ser japonesa.
Uma das mais famosas é a história do “Dr. Kombu. ”, supostamente um médico coreano. Dizem que ele trouxe uma cura mágica para o imperador japonês Ingyō em 414 dC. Isso parece um pouco conveniente demais, o problema mais óbvio é que “Kombu” não é um sobrenome coreano conhecido.
No entanto, pode haver evidências no Nihon Shoki, os antigos pergaminhos que narram a história japonesa, para coincidir com esta lenda! Nestes rolos, o nome fornecido para este médico coreano em 414 dC não estava muito longe – listado como “ Komu-ha ”ou“ Kon Mu. Será que um antigo médico coreano introduziu uma bebida especial para curar o imperador? Talvez esta seja a verdadeira origem do nome.
Chá para kombucha: qual o melhor
O chá de Kombucha é tradicionalmente fabricado com chá verde ou preto. No entanto, ao longo dos anos, outros tipos de chás também foram usados. É importante lembrar que o chá se refere à Camellia sinensis, a planta do chá…todo o chá se origina dela.
A forma como é colhido e processado é o que determina se é chá preto, chá verde, branco, oolong, etc. Existem nutrientes específicos presentes no chá preto que o tornam o substrato perfeito para o Kombucha.
Muitos hoje em dia usam uma combinação de chá preto e verde para um sabor equilibrado e benefícios para a saúde.
O tipo de chá que você usa afetará o sabor do seu Kombuchá. O chá preto tende a criar um sabor “maçã” devido ao aumento do ácido málico. Já o chá verde tende a azedar mais rapidamente. O chá branco não renderá um ótimo SCOBY, mas tem um sabor suave que alguns preferem.
Chamamos muitas coisas de chá que não vêm da planta do chá. Em termos de preparação do Kombucha com chás aromatizados ou tisanas de ervas, é importante lembrar que a preparação requer chá de verdade para prosperar com o tempo.
Normalmente podemos fazer um ou alguns lotes com uma infusão de ervas ou chá aromatizado, mas com o tempo as bactérias e o fermento tendem a perder energia devido à falta de combustível apropriado. Além disso, os óleos presentes em algumas ervas ou chás aromatizados podem atuar como agentes antibacterianos, portanto, use um SCOBY de backup do seu hotel sempre que tentar fazer kombucha com esses ingredientes.
Em seguida, devolva aquele SCOBY a um hotel especial apenas para rejuvenescer os SCOBYs “aromatizados” e adicione chá de verdade com açúcar a esse hotel para que eles possam “recarregar” entre as bactérias. No entanto, não devolva esses SCOBYs ao hotel principal para evitar a adição de óleos ou outros elementos dos chás ou tisanas com sabor ao backup principal.